Como é produzido o celeron, material usado em nossas ponteiras.

Posted by in Entretenimento, Fast PDR Tools, Notícias

Celeron

Trata-se de um laminado técnico com reforços de tecidos de algodão e resina fenólica, fabricado através do processo de prensagem, onde é aplicada alta pressão e alta temperatura sobre o material, dando origem a um material duro e denso. Quando o calor e a pressão são aplicados simultaneamente às camadas, uma reação química ocorre aglomerando as camadas em uma massa sólida e compacta.

O Celeron, é usado para fins estruturais onde as exigências mecânicas são maiores do que as elétricas. As características elétricas são inferiores às dos laminados fabricados à base de papel (fenolite), por outro lado se consegue estampar com certa facilidade até 4,0 mm de espessura.

O Celeron é diferenciado de acordo com a malha do tecido usado, variando de grosso, médio, fino e extra fino. As chapas em malha grossa são largamente utilizadas no mercado industrial. Entretanto, a especificação da malha dependerá do desenho e configuração da peça a ser produzida. Quanto mais fina for a malha, melhor será o acabamento da peça.

Vantagens do Celeron

– Peso específico baixo (1,4), 1/7 do peso do latão, 1/6 do aço, 1/5 do ferro fundido e somente metade do peso do alumínio;

– Elevada resistência mecânica;

– Usinagem fácil e rápida;

– Elástico e, consequentemente, silencioso e livre de vibração;

– Indeformável e resistente às formas dadas;

– Não é higroscópico (absorção de água, nas piores condições, 2%);

– Resistente a água do mar;

– Resistente ao óleo e igualmente ao álcool, benzina e benzol;

– Resistente a ácidos e alcalinos de baixa concentração;

– Resistente à corrosão;

– Elevada tolerância térmica até 120ºC;

– Mudança brusca de temperaturas sem qualquer influência;

– Não é inflamável;

– Eletro-isolante para baixa tensão;