Direto da oficina: um carro 0 km pode ter peças desalinhadas?

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Nem sempre esse problema é causado por um acidente, entenda:

Quando falamos em um “carro alinhado”, não se trata somente do alinhamento de direção. Neste caso, estamos falando sobre o alinhamento das peças da carroceria, um assunto bastante polêmico que envolve até mesmo carros novos, recém-saídos da fábrica. Muitos carros novos chegam na oficina com desalinhamento entre as chapas e o cliente jura que nunca foi feito nenhum reparo.

Isso é mais comum do que parece, afinal carro novo é carro novo e ninguém repara se as peças estão todas perfeitamente alinhadas na hora da entrega. Geralmente esse detalhe só é verificado após algum serviço realizado na carroceria do veículo. Também não chega a ser algo visível a uma grande distância, mas quase todos os carros, principalmente nos modelos mais baratos, é possível encontrar esses pequenos defeitos – às vezes nem tão pequenos.

Não é difícil reparar em portas, tampas de porta-malas, para-lamas e capôs com pequenas diferenças de alinhamentos entre os lados. Com a automação do processo e a necessidade de fazer a produção no menor tempo possível, os populares são os que mais sofrem com isso. Isso porque o processo de inspeção de qualidade é menos criterioso (para ser mais rápido), além de gerar um custo que impacta no valor final do produto.

Em nosso dia a dia, percebemos a qualidade superior das marcas japonesas na comparação as demais, sendo notável a simetria das peças. Outras, por exemplo, possuem uma maior assimetria entre as peças e pedem mais ajustes, seja em um reparo, seja ainda com o carro novo se o cliente perceber algo errado

Mas isso está mudando aos poucos. Com a concorrência acirrada e a maior preocupação em demonstrar qualidade aos seus clientes, estes pequenos detalhes vão sendo corrigidos já no projeto do carro, com tolerâncias de vãos entre peças da carroceria cada vez menores. Isso melhora o acabamento e a qualidade percebida.

E tem como resolver isso? Em casos mais simples e em peças que são parafusadas, podemos fazer a desmontagem e o realinhamento das fixações e guarnições, igualando a distância entre elas. Em casos mais graves, de peças soldadas, não há como, pois foi um erro de montagem e o reparo é bem mais complexo.

Vamos fazer um desafio? Se você comprou seu carro zero e nunca sofreu alguma batida, vá na garagem e seja criterioso na análise do alinhamento das peças. Comente aqui embaixo se você achou algum defeito. Boa sorte!

Fonte: Motor1.uol.com