Manter higienização do carro é fundamental no pós-pandemia

Posted by in Notícias

Veja como fazer a higienização em casa mantendo cuidados importantes no uso cotidiano do automóvel 

Com a queda nas taxas de contágio do coronavírus em todo o país, é natural que a população descuide de algumas práticas. No uso do automóvel isso também pode ocorrer.

Uma das formas de prevenir o contágio do coronavírus no carro é o uso do álcool 70%, além da limpeza e higienização frequentes especialmente na parte interna. No entanto, sua aplicação requer alguns cuidados específicos no automóvel.

Isso porque o álcool do tipo etílico não deve ser aplicado em superfícies plásticas sem pintura: painel, console, puxadores de porta e outros itens não devem receber álcool mesmo diluído em água. Isso porque o álcool é inflamável e ataca a composição do plástico deixando o ressecado. A longo prazo a superfície ficará manchada e pode até quebrar e rachar. Em casos extremos, nos dias quentes, o álcool pode ainda causar incêndio em contato com superfícies quentes.

A limpeza como um todo é vital. Lavagem da carroceria, limpeza interna e aspiração são importantes por questão de higiene. Apenas alguns cuidados adicionais são necessários:

Veja como higienizar o carro usando álcool e fazendo a limpeza de forma correta:

Após lavar e secar o carro ou limpá-lo a seco vale a pena aplicar álcool 70% nas maçanetas que são o ponto de contato ao abrir e fechar o veículo;
Plásticos e forrações internas podem ser limpos com um simples pano bem úmido com detergente neutro.

Uma alternativa é usar produtos específicos de limpeza para parte interna do carro como os chamados multilimpadores ou “APC” (limpadores de uso geral) específicos para usar no automóvel vendidos em casas de autopeças e acessórios.

Telas multimídia e cluster digitais jamais devem ser limpos com álcool 70°. O ideal é usar álcool isopropílico que é específico para esses produtos. Geralmente são chamados de “Limpa telas” comercialmente. É importante aplicar com pano de microfibra bem macia.

Bancos podem ser limpos com pano úmido e detergente aplicado na superfície. Também não se deve usar álcool em tecidos especialmente nos bancos em couro. Há produtos específicos para limpar couro e tecidos nas lojas de som e acessórios;

Fonte: R7 notícias.