O que é o Teflon?

Posted by in Entretenimento, Fast PDR Tools, Notícias, Novidades

Teflon

O mesmo material que não deixa o ovo frito grudar na sua frigideira foi usado na vedação das válvulas da bomba atômica lançada em 1945 em Hiroshima. Mais conhecido como Teflon, o polímero politetrafluoretileno (PTFE) — nome não comercial da substância — é um plástico de alto desempenho.

Assim como ocorreu com outros produtos famosos, o nome Teflon, de propriedade da empresa DuPont, acabou se tornando sinônimo da substância. O elemento foi descoberto por acaso em 1938 pelo químico norte-americano Roy Plunnkett, que tentava criar um novo gás refrigerante para substituir o CFC.

O PTFE é insolúvel em solventes, resistente ao ataque de ácido corrosivo, tem ponto de fusão bem alto (de 326,8°C) e aspecto escorregadio. Por isso, serve para muitas coisas além de forrar panelas. Devido à sua resistência ao calor, ele é usado para revestir cabos, mangueiras e até aeronaves. Pode ser usado também na confecção de ossos artificiais, próteses odontológicas, coletes à prova de balas e até absorvedores de choque e de som.

As peças em teflon podem ser puras ou conterem aditivos que mudarão suas características. Entre os elementos que funcionam como aditivo, estão: fibra de vidro, grafite, bronze, inox e carbono.

Um uso doméstico comum para Teflon ou PTFE é cozinhar. Muitas marcas de suprimentos de cozinha comercializam seus potes, panelas e utensílios de Teflon. Esses produtos são seguros e facilitam muito o cozimento. O componente de PTFE antiaderente garante que sua comida deslize diretamente da superfície da panela ou frigideiras. Óleos e azeites não são mais necessários quando você cozinha e assa com uma frigideira com Teflon.

Outro uso doméstico de PTFE é com produtos de beleza. O verniz para as unhas é comumente infundido com Teflon para criar um produto forte e sem rachaduras. Uma vez aplicado, o esmalte fica mais tempo nas unhas. Muitos produtos para penteados, como as pranchas para cabelo, mais conhecidas como chapinhas, também são feitos com PTFE. O revestimento antiaderente ajuda as ferramentas a deslizarem suavemente pelos cabelos, sem serem afetadas pelas altas temperaturas do calor.

O PTFE também é significativo na indústria automotiva. Um uso frequente é com as palhetas do limpador de para-brisa. Os fabricantes revestem suas palhetas com Teflon para que não arranhe o vidro ou fique fazendo aquele famoso barulho irritante quando acionada.

Um quarto uso público de PTFE é como proteção para tapetes e tecidos. Tapetes e tecidos que incluem Teflon são menos suscetíveis a manchas. O PTFE atua como repelente de líquidos, para que os derramamentos possam ser facilmente limpos.

Além do uso doméstico e pessoal, o PTFE é amplamente utilizado em uma variedade de indústrias. As indústrias de processamento de aço e produtos químicos são dois exemplos principais. Essas indústrias precisam de mangueiras e tubulações fortes e confiáveis para transferir produtos químicos altamente cáusticos e corrosivos. Eles trabalham com altas temperaturas para produzir seus produtos ou serviços e precisam ter meios para suportar o calor. O teflon é ótimo, pois possui características resistentes ao calor e à corrosão ou ao desgate. Os tubos e mangueiras de PTFE se deterioram menos rapidamente do que os tubos de metal. Os fabricantes estão adotando essa técnica para economia de custos.

O politetrafluoretileno é utilizado em diversas aplicações, nas quais se aproveitam suas propriedades elétricas, químicas e mecânicas. Essas aplicações podem ser industriais, no cotidiano e, até mesmo, da área da saúde.